Nestes dias gelados do inverno paulistano, uma dica gastronômica original, quentinha e aconchegante para as noites é o Sobá à Moda de Campo Grande, elaborado pela chef campo-grandense Vanessa Carvalho. Ela comanda o restaurante Sim Sobá, localizado no bairro do Campo Belo, que funciona somente pelo Delivery ou Take Away.
O Sobá é um prato elaborado com cinco componentes básicos: uma proteína (carne bovina, carne suína, frango ou shimeji), omelete fatiada, macarrão artesanal (diferente da massa italiana tradicional), cebolinha picada e um caldo incrível elaborado com ossobuco e vários temperos típicos do Mato Grosso do Sul. A receita desse caldo é um dos segredos da chef Vanessa.
É justamente este caldo, aliás, que torna o prato tão convidativo para as noites de inverno. Ele chega separado do prato, num frasco de plástico (400 ml). Ele deve estar bem quente e, se não estiver, basta aquecê-lo no forno de microondas por até três minutos.
Depois de aquecido, o caldo deve ser despejado sobre o prato, que ganha um aroma e um sabor muito agradáveis e diferentes do que o paulistano está acostumado.
O Sobá é um prato de origem japonesa que tornou-se muito popular entre os campo-grandenses depois de ser adaptado para o paladar local. Para se ter ideia do que o Sobá representa para a gastronomia e a cultura de Campo Grande, em 2006 ele virou patrimônio histórico e cultural da cidade.
Na capital paulista, o restaurante Sim Sobá é a melhor opção para provar o autêntico Sobá à Moda de Campo Grande – e, também, um dos raros restaurantes da cidade que servem essa iguaria. O restaurante funciona de sexta-feira a domingo, das 18h às 22h, para um prato completo individual de Sobá.
O cardápio do Sim Sobá inclui seis opções de Sobá à Moda de Campo Grande: “Bovino”, Suíno, Frango, Shimeji, Vegetariano de Shimeji e Vegano de Shimeji. Todos os Sobás levam, como tempero, um caldo especial feito com ossobuco e temperos secretos de Campo Grande, que garantem o sabor todo especial do prato. O Sobá de Shimeji é uma criação de Vanessa que deu certo em São Paulo.
Na versão Vegetariana, a diferença é que o caldo de ossobuco é trocado por um caldo de legumes, também criado pela Chef. Já na versão Vegana, além desse caldo de legumes, sua massa é elaborada sem ovos e não vai omelete. Mais informações, acesse: www.simsoba.com.br
LEIA MAIS: Evento de vinhos naturais agita o Brooklin no final de semana.
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.