Estamos vivendo um inverno bastante atípico com altas temperaturas e dias de sol intenso. Mas, segundo a meteorologia, este cenário deve mudar na próxima semana. Aquele friozinho característico da estação vai chegar e com ele a vontade de comer alimentos mais calóricos.
Você já percebeu que seu corpo sente mais fome nos dias mais frios? Isso realmente acontece porque as baixas temperaturas estimulam o cérebro a procurar alimentos para aquecer nosso corpo e que sejam capazes de fornecer energia rápida, como os carboidratos simples e as gorduras.
Para não cair em ciladas, o médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, dá dicas para manter uma rotina saudável mesmo nos dias mais frios, que também ajudam a manter a boa forma.
1- Coloque sopa no cardápio
No inverno a sopa se torna a queridinha da estação. Escolha opções equilibradas, feitas com vegetais variados, ricos em fibras, e proteínas, que ajudam a aquecer e a controlar o apetite. Também vale apostar nos produtos substitutos parciais de refeição que oferecem calorias controladas e vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bom funcionamento do organismo.
2 – Pratique exercícios regulares
As baixas temperaturas provocam uma queda nos níveis de serotonina, hormônio responsável por regular o sono, o humor e a saciedade. Por isso, mantenha sua rotina de atividade física. Além de espantar o frio, malhar vai fazer muito bem para o humor, para o metabolismo e até ajuda até a regular o apetite.
3 – Diferencie a gula da fome
Geralmente, a gula pode ser identificada pela vontade de comer alimentos mais gordurosos e calóricos. Ela acaba surgindo diante de uma situação que gera ansiedade ou simplesmente enquanto você assiste à televisão. Portanto, avalie qual é o caso. Muitas vezes você quer comer por pura vontade e não necessariamente por fome e é aí que mora o perigo, então, procure comer com consciência.
4 – Capriche na proteína
Se você não abre mão do carboidrato, a dica é combiná-lo com uma boa porção de proteína. Além de ajudar a reduzir o índice glicêmico total do prato, a proteína tem uma digestão mais lenta e, por isso, mantém a saciedade por mais tempo. Fora que a digestão das proteínas já faz seu corpo gastar mais calorias.
5 – Não esqueça a hidratação!
No frio, geralmente, sentimos menos sede e acabamos reduzindo o consumo de líquidos e de água, o que é um grande erro. No entanto, a recomendação no inverno continua a mesma: consumir 2 litros de água por dia, em média.
Para ajudar, você pode optar também pelas bebidas quentinhas, como os chás. Dá também para substituir o tradicional cafezinho, por um café proteico que, além de sabor ofereça sensação de saciedade.
LEIA MAIS: Banco de Sangue de São Paulo promove campanha para aumentar estoques sanguíneos.

O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.