Neste período desafiador que estamos vivendo, muitos pais e mães de pets, mesmo permanecendo mais tempo em casa, continuam com muitos afazeres e responsabilidades no enfrentamento da rotina diária de trabalho.
Diante do cenário atual, a médica veterinária Thaís Matos, especialista da área de Confiança & Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina, faz um alerta aos tutores de pets para lembrar da importância de cães e gatos gastarem energia, tanto para manter a saúde como o bem-estar dos animais de estimação.
“Gastar energia é muito importante. Isso é essencial porque muitos pets acabam por se sentirem realmente frustrados caso fiquem sem nenhum tipo de estímulo ou atividade ao longo do dia. O resultado disso pode ser um animal que apresenta fortes sintomas de ansiedade e estresse, resultando em coceira excessiva, apatia, automutilação ou em um comportamento que acaba sendo considerado como destruidor”, explica a especialista da DogHero .
Outros animais de estimação, porém, precisam das brincadeiras para manter o peso e a forma em dia, uma vez que possuem uma tendência maior ao aumento de peso. “Brincar, para eles, é como ir à academia para os humanos”, diz Thaís.
As brincadeiras com o pet devem ser feitas com animais idosos, adultos e filhotes. Muitos tutores acreditam que só os pequeninos precisam desse estímulo, o que não é verdade.
Apesar de quanto mais novo for o cachorro, maior o acúmulo de energia que ele tem. Na idade adulta, a necessidade de exercícios pode variar conforme a raça. Como exemplo, pastor alemão e labrador retriever tendem a ter bastante energia, demandando maiores níveis de exercícios.
“Alguns cães sentem uma necessidade maior de gastar energia por meio de brinquedos e brincadeiras que os estimulem intelectualmente. Ao realizar brincadeiras com gato, o tutor ajuda o pet a gastar toda a energia acumulada e colabora para que o bichinho pratique os seus instintos de caça que são de sua natureza, além de colaborar para que não ganhem peso“, declara Jade Petronilho, veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove .
Para saber o tempo certo das brincadeiras com o pet é necessário ficar atento aos sinais que ele dá. No geral, quando eles se cansam, simplesmente param. Muitas vezes, se deitam e dormem. Quando isso acontece, é hora de respeitar o pet e encerrar a sessão de diversão!
LEIA MAIS: Prefeitura de SP e farmacêutica monta posto de vacinação da Covid-19 no Brooklin
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.