Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o comércio varejista seguiu trajetória de recuperação e o fechamento do setor em 2019 deve ficar em +4,0%, o que demonstra avanço no volume de vendas pelo terceiro ano consecutivo.
Já para 2020, a expectativa também é de alta, com projeção em +5,4%. Aproveitando a onda otimista, a palestrante e especialista em vendas Priscilah Plaça, reuniu dicas úteis voltadas tanto aos empreendedores, como vendedores, de como fazer girar melhor o estoque nesse começo de ano.
1- Fazer um diagnóstico do seu estoque. O que parou? E por que parou?
Segundo a especialista, o ponto inicial para ajudar a girar o estoque se dá a partir de uma auto avaliação, ao analisar os números do histórico de compras. “Avalie o que parou; será que foi feita a compra certa? Olhando para o diagnóstico certamente será possível sabe o porquê daquele produto não ter saído, além de te ajudar na tomada de futuras decisões”, comenta.
2- Atenção para o perfil dos seus clientes
Em qualquer negócio, é fundamental entender pra quem se vende e quais as necessidades de cada cliente. “Esse é um assunto que eu sempre menciono nos meus cursos e vídeos no meu canal no Youtube. Nesse momento de eventual falta de giro, faz total diferença entender as necessidade do seu cliente e identificar possíveis compradores daquele produto que não foi vendido. Tendo isso, é possível direcionar ações a ele que serão bem eficientes para movimentar os produtos que ainda estão parados.”
3- Não faça apenas uma liquidação
As liquidações são muito comuns nessa época do ano, com a troca de coleções, entrada de novidades no mercado. Mais do que apenas baixar o preço dos produtos para atrair consumidores, a especialista acredita que quem souber inovar nesse momento de força-tarefa para fazer girar seus produtos, sairá na frente.
“Uma estratégia interessante é, juntar os produtos que têm alto giro com aqueles que nem tanto, mas que somados teriam um custo maior fora da promoção, o cliente enxerga esse benefício e se sente motivado a fazer a compra. Uma comunicação e estratégia bem feitas potencializam a chance de sucesso”, explica.
4- “Quem é visto é lembrado”
Para esse conselho da especialista aquele ditado funciona. “Se você tem gôndolas flexíveis, ou mesmo no e-commerce, em seu site, ou redes sociais, pegue esses produtos que estão com baixa saída e dê destaque pra eles, somando uma comunicação visual bacana, atraente”, ressalta.
5- Seja parceiro de outros fornecedores
Uma outra orientação da especialista que pode ajudar no escoamento dos produtos parados nesse começo de ano é a parceria com outros fornecedores. Mais comum em mercados mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos e na Europa, a parceria entre empreendedores, ainda que sejam concorrentes e ainda não é tão comum por aqui, pode ser uma saída bem inteligente para fazer girar o estoque.
“Muitas vezes nós centramos as nossas energias somente no nosso negócio, vendo os concorrentes como inimigos, mas as relações não precisam se dar dessa maneira. Muito mais benéfico é olhar a concorrência como possíveis parceiros. Às vezes o produto que você não vende, o seu concorrente tem mais facilidade em escoar e vice-versa, preste atenção nessas oportunidades”, finaliza.
LEIA MAIS: Coronavírus no Brasil: saiba como se prevenir.
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.