Após o Xadrez ganhar os holofotes no Brasil por conta da série O Gambito da Rainha, fenômeno de audiência na Netflix, o mundo está conferindo desde o dia 10 de dezembro os enxadristas da vida real no primeiro Mundial Escolar de Xadrez Online.
Entre as mais de 300 escolas, de aproximadamente 50 países, que participaram da competição, restaram apenas 120. Dentre as 10 brasileiras que iniciaram na competição, apenas duas passaram para a segunda fase e uma dessas equipes é a do Colégio Augusto Laranja, localizado no bairro de Moema, em São Paulo.
Em razão da série que ganhou destaque e bateu o recorde de audiência com mais de 62 milhões de visualizações logo nos primeiros dias de estreia, segundo a plataforma de streaming, a modalidade aumentou a popularidade no Brasil e fez com que as pesquisas sobre ela alavancassem.
A minissérie conta a história de uma garota órfã (interpretada pela atriz Taylor-Joy) na década de 50 que encontrou no Xadrez sua aptidão pelo jogo e uma habilidade inacreditável nas táticas do tabuleiro.
Esse contexto não é novidade na única escola brasileira tricampeã brasileira de Xadrez Escolar, que disponibiliza a modalidade aos alunos desde os anos 90 e conta com o Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Álvaro Aranha, como responsável técnico da equipe.
“A produção da Netflix trouxe mais espectadores para o campeonato e, possivelmente, trará mais adeptos ao universo do tabuleiro. Isso é extremamente benéfico aos jovens em função das habilidades desenvolvidas, como o raciocínio lógico, aptidão na área de exatas, concentração e pensamento estratégico”, comenta Álvaro.
Desde a sua estreia no Mundial, a equipe do Colégio Augusto Laranja é destaque. Ao todo foram cinco vitórias (7 X 0 conta o American International School of Vienna, da Austrália; 6.5 X 5 contra o CEIP Juan Carlos I, da Espanha; 7 X 0 contra o Andres Vandelvira, da Espanha; 6 X 1 contra o Colégio Leibniz Offenbach, da Alemanha) e apenas uma derrota para o Colégio Riga Chess School, da Letônia, com um placar de 3 X 4.
O torneio Mundial Escolar está acontecendo de forma online e o público está acompanhando, por meio do site espanhol www.chess24.com. As 10 escolas finalistas disputarão a final do Mundial, de forma presencial, programada para novembro de 2021, em Dubai, com tudo pago.
LEIA MAIS: Wink unidade Moema tem promoção de até 50% para procedimentos de cuidados com o olhar.
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.