Ingressar no ensino superior é uma das formas mais indicadas para quem pretende iniciar uma carreira e se preparar para o mercado de trabalho e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a porta de entrada para milhões de jovens terem acesso ao ensino superior.
Mesmo com a rotina intensa de estudos para conquistar uma vaga na graduação, a proximidade das provas faz com que muitos candidatos se sintam ansiosos e com medo de não conseguirem vencer a maratona.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram confirmadas 5.783.357 inscrições para o Enem 2020. Para muitos estudantes, o Enem é um dos grandes desafios para iniciar uma graduação.
“Uma das maiores dificuldades que podem acabar desanimando os candidatos é a grande concorrência. Além disso, existe a pressão do próprio candidato diante das expectativas sociais e familiares por vislumbrar o seu futuro atrelado ao bom desempenho na prova”, afirma Lizandra de Campos Brandani, mestre em análise do comportamento e coordenadora do curso de psicologia na Universidade Anhanguera de São Paulo – Santana.
Respeite os limites do seu corpo e da sua mente:
A ansiedade passou a ser um dos efeitos causados pela pandemia de Covid- 19 e dificultou na preparação para o Enem. Com o isolamento social, apesar de necessário, muitos jovens sofreram alterações na saúde mental, pois tiveram que estabelecer uma nova rotina de estudo.
A mestre lembra que ao perceber sinais de exaustão e cansaço é importante fazer uma pausa e não se culpar por esse momento. “Lembrem-se que o estudo durante a pandemia mudou muito, portanto, não se cobrem por essa adaptação que leva tempo”, afirma.
LEIA MAIS: Linha 5-Lilás recebe mostra fotográfica sobre art déco paulistano.
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.