O outono está chegando e é hora de inserir uma nova rotina de cuidados com os cabelos. “As madeixas pedem tratamentos diferentes a cada estação, isso porque as condições climáticas interferem diretamente na saúde e aparência dos fios”, relata a instrutora do curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza, Ana Paula.
Segundo a profissional, os grandes vilões desta época do ano são o secador e a água quente. “Ambos são prejudiciais aos fios, mas acabam sendo bastante utilizados durante o Outono/Inverno”, conta. Mas não há motivo para pânico! Alguns cuidados simples ajudam a manter os cabelos cheios de brilho e saudáveis mesmo na temporada de frio. Ana Paula preparou cinco dicas que vão auxiliar nesta tarefa.
Veja as dicas abaixo:
BALDE DE ÁGUA FRIA
Enxaguar o cabelo com água muito quente agride o couro cabeludo, que acaba produzindo oleosidade para se defender. “A temperatura elevada vai deixar a raiz bem oleosa e ao mesmo tempo ressacar os fios”, explica.
Se o frio impede de tomar um banho morno, o ideal é deixar a água um pouco mais gelada na hora de enxaguar o cabelo. “Um truque para descobrir se a temperatura da água está muito elevada é verificar se o espelho do banheiro está todo embaçado. Se tiver, é preciso abrir um pouco o chuveiro”. De acordo com a instrutora do InstitutoEmbelleze, a temperatura da água não deve ultrapassar os 40°.
SECAGEM NATURAL
Sempre que possível, o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente! “O uso em excesso do secador resseca os fios”, conta a profissional.
Mas se não tem jeito e o secador precisa ser utilizado com frequência, é preciso seguir algumas instruções para que os fios não saiam prejudicados. “Utilizar finalizadores com proteção térmica, optar por produtos com silicone e nunca encostar o aparelho nos fios são atitude que ajudam a manter a saúde das madeixas”, explica.
MUITA HIDRATAÇÃO
Água quente e uso constante do secador pedem uma hidratação potencializada. “A hidratação vai ajudar a manter o brilho e a saúde dos fios e deve ser feita periodicamente”, explica a instrutora.
Segundo a profissional, a hidratação rotineira pode ser feita em casa, com produtos adequados e compatíveis com cada tipo de fio. Mas ao menos uma vez no mês é necessário ir ao salão para um cuidado mais profissional.
“A hidratação caseira é ótima e precisa ser feita ao menos duas vezes por semana, mas o tratamento no salão costuma ser mais potente e é ideal para recuperar todo o brilho dos fios”, aconselha
Para quem não tem muito tempo disponível para este tipo de cuidado, vale uma dica: “Hidratantes noturnos, que agem enquanto dormimos, são bons aliados na recuperação dos fios”, indica.
MENOS ACESSÓRIOS DA CABEÇA
Fashion e estilosos, gorros, boinas e chapéus são bastante utilizados nos looks de inverno. Porém, se usados em demasia podem contribuir para o aumento da oleosidade do couro cabeludo. “Esses acessórios retêm umidade, esquentam o local e impedem a respiração adequada do couro cabeludo”, explica a profissional.
Para quem não abre mão dos acessórios, Ana Paula indica optar por peças que não façam pressão ou apertem demais a cabeça; além de não utilizar o item por muitas horas seguidas.
LAVE O CABELO NORMALMENTE
Em dias muito frios é comum que a lavagem do cabelo fique para depois, porém esta é uma atitude que pode prejudicar os fios. “O cabelo sujo produz mais oleosidade no couro cabeludo, além de estimular coceiras e quedas dos fios”.
A profissional indica lavar o cabelo a cada dois dias, se os fios forem secos; e dia sim outro não, se forem oleosos. “O importante é não dormir com o cabelo molhado ou sair com ele úmido. A umidade pode causar fungos e bactérias, além de estimular a queda dos fios”, finaliza.
LEIA MAIS: COVID-19 Condutas que condomínios, síndicos e condôminos devem adotar de prevenção.
O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.