Neste feriado de 7 de setembro a atividade no Grupo Escoteiro K2 foi voltada para a saúde. Desta vez, além das atividades rotineiras que acontecem aos sábado, aqui em Moema, os escoteiros promoveram o Dia de Imunização contra o Sarampo.
O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível que atinge com mais severidade populações de baixo nível sócio-econômico.
A vacinação contra o sarampo teve apoio de pais e membros do grupo. A enfermeira Marina Nery, é mãe de Escoteiros do Grupo, foi ela quem levou as doses e também aplicou as vacinas. Ela conseguiu as unidades no Centro de Referência DST Aids Santa Cruz e no Hospital Regional Sul.⠀⠀⠀

Ana Clara Moraes Nery, Escoteira do Grupo ajudou a mãe a colocar o curativo após a aplicação da vacina. Victor Antônio Moraes Nery, ajudou a manter a temperatura correta das doses. E a terceira filha, Priscila Moraes Nery, fez o comprovante das vacinações.
Pois é… família que se diverte unida, também cuida da família unida! A segunda dose deve ser aplicada em 45 dias, na sede do Grupo K2.
Transmissão do Sarampo
O contágio do sarampo acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro, por via aérea. A pessoa pode transmitir a doença 6 dias antes de iniciar o exantema (manchas pelo corpo) até 4 dias depois. Depois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias (de 7 a 18 dias).
A organização do Dia da Imunização contra o Sarampo no Grupo Escoteiro K2 foi organizado pela Chefe Lane, Diretora-Presidente do Grupo e teve o apoio dos outros Chefes e Dirigentes do K2.

“Nosso objetivo é facilitar a imunização e orientar para sua importância. Essa vacina é necessária para todos, principalmente para nós que fazemos muitos acampamentos e passeios, então estamos ajudando as pessoas do grupo a tomarem a vacina”, finaliza a Chefe Lane, Diretora Presidente do Grupo Escoteiro K2.⠀
Prevenção
• Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas;
• Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos;
• Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo;
• Verifique se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, vale lembrar que a vacina contra o sarampo deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunossuprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.
Grupo Escoteiro K2
Atividades aos sábados, das 14h às 17h.
Endereço: Al. dos Jurupis, 254 – Moema, SP.
Telefone: (11) (11) 5054-3265.
Facebook: Grupo Escoteiro K2 – 89º/sp
Instagram: @g.e.k2

O Portal Moema SP faz parte da Rede SP de Notícias, um dos serviços da Ai Press Assessoria de Comunicação e Produção Audiovisual. Empresa com profissionais experientes que tratam o seu negócio com Respeito.